UMA REGIÃO QUE INSPIRA.
2026® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.
O Que Fazer
Onde Ficar
Onde Comer
Estima-se que a sua edificação tenha sido a mando de D. Sancho I no século XII. Porém, sofreu imensas alterações, sendo as mais notáveis a construção de janelas panorâmicas, uma delas de estilo manuelino, e de baluartes nos anos em que teve uma função militar. Com tantas alterações, a construção do Castelo de Belmonte integra uma invulgar miscelânea de estilos arquitetónicos - traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. Atualmente, o edifício tem funções turísticas e culturais, foi construído um anfiteatro ao ar livre e a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do Concelho e do Castelo.
Dedicada a N. Senhora dos Anjos, esta igreja quinhentista de tipo fortaleza apresenta um portal clássico com elementos decorativos simples possui uma capela-mor, abobada artesoada e talha dourada barroca.
Muralhado em toda a volta, o Centro Histórico de Sortelha apresenta quatro portas que permitem fazer a ligação com o exterior: Porta da Vila ou Porta do Concelho, Porta Nova, Porta Falsa e a pequena Porta da Traição situada no castelo. Aqui somos levados numa viagem com mais de 800 anos para a era medieval devido ao estado quase intocado do seu traçado medieval, do castelo e das muralhas.
Mosteiro cisterciense, constitui um belo exemplar da arquitetura gótica primitiva, com elementos simplísticos que bem caracterizam a sobriedade dos edifícios ocupados pela Ordem de Cister. Embora muito danificado pelas invasões francesas ainda subsiste a igreja com altar-mor barroco, com a ala dos monges, a sacristia e a sala do Capítulo ainda conservados, um muro do refeitório e o edifício da hospedaria.
Rico em solares e igrejas, as muralhas são o que chamam mais à atenção por ainda subsistirem na sua quase totalidade, tal como cinco portas medievais que permitem que cheguemos ao castelo com as suas duas torres quadrangulares.
Igreja de uma só nave, com características românicas e góticas de construção do século XIII ou XIV. No interior existe uma pia batismal decorada e, na parede oriental, o resto de um fresco representando Cristo Crucificado.
Edifício da Alfândega, Largo 25 de Abril 6355-217 Vilar Formoso
territoriosdocoa@gmail.com • +351 914 506 242
Financiado por:
2026® A Viagem do Elefante. Todos os direitos reservados.