Museu onde são enfatizados os patrimónios que caracterizam o território desde a época pré-histórica à atualidade. A visita começa através da reprodução das pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, depois os materiais arqueológicos do Prado Galego e a referência ao marco de Argomil são evidências que ajudam a compreender a ocupação romana deste território. A época Medieval é apresentada através de elementos interativos onde é possível conhecer factos e instrumentos que justificam a importância de Pinhel no contexto da formação do território nacional. A visita ao Museu Municipal termina na atualidade, tempo presente vivenciado por testemunhos de pinhelenses.
Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora - Casa da Cultura
Espaço versátil com uma sala de exposições, auditório e sala de reuniões e ainda a Biblioteca Municipal, reprografia e espaço-internet. Aqui decorrem eventos ocasionais, tais como exposições, teatros, cinema.
Fonte de mergulho barroca, provavelmente construída no século XVIII. É constituída por um tanque retangular com cobertura em lajes, formando uma abóbada de berço no interior.