A Estação Arqueológica de Sabugal corresponde às ruínas do Sabugal Velho e os seus vestígios cobrem a totalidade do topo de um pequeno relevo, indicando que Sabugal Velho é um dos sítios arqueológicos fundamentais para o estudo e para a compreensão da proto-história da Beira Interior e da presença leonesa em terras de Riba-Côa. O povoado foi reabilitado para ser visitado pela população e os materiais provenientes das campanhas arqueológicas encontram-se expostos no atual Museu Municipal do Sabugal, e constituem um dos seus maiores atrativos de visita.
A torre destaca-se na paisagem urbana, devido à sua volumetria vertical, e o estilo arquitetónico conjuga a sobriedade do Neoclassicismo com o exotismo do Barroco.
Lamegal foi o centro administrativo e económico de uma comunidade de pastores, agricultores e tecelões, que se encontrava dispersa em pequenos povoados e casais. Desta época recuada ficaram costumes, lendas e tradições populares.
As Capelas de Santo António e do Calvário são um conjunto formado por dois pequenos edifícios, localizados próximo do castelo e da Igreja de Santiago. Do seu espólio fazem parte duas imagens em madeira, uma do Espírito Santo e outra de Santo António.
Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes
Este memorial é dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, que fugiam dos horrores do Nazismo durante a II Guerra Mundial. Integra seis núcleos distintos:
A casa do Paço trata-se de um notável paço quinhentista de estilo manuelino, com influências de gótico. De salientar o portal, a ampla escadaria e a bela janela de canto no ângulo Nordeste.