Com a forma de um polígono, a área abrangida pela vila limita-se ao núcleo urbano e à zona envolvente das muralhas, onde existem baluartes, revelins, portas, casamatas e fossos. Este enorme complexo militar foi construído nos séculos XVII e XVIII.
A Estação Arqueológica de Sabugal corresponde às ruínas do Sabugal Velho e os seus vestígios cobrem a totalidade do topo de um pequeno relevo, indicando que Sabugal Velho é um dos sítios arqueológicos fundamentais para o estudo e para a compreensão da proto-história da Beira Interior e da presença leonesa em terras de Riba-Côa. O povoado foi reabilitado para ser visitado pela população e os materiais provenientes das campanhas arqueológicas encontram-se expostos no atual Museu Municipal do Sabugal, e constituem um dos seus maiores atrativos de visita.
Data do século XVI e constituiu o convento das Freiras Terceiras Regulares de São Francisco, dedicado a Nossa Senhora do Loreto, tendo também desempenhado funções de quartel e hospital militar, até assumir o papel de Igreja Matriz em 1810.